Cabines de Pintura a Pó​

O processo de pintura a pó vem sendo cada vez mais utilizado nas indústrias e mercados de uma forma geral. Embora algumas aplicações e setores da indústria ainda exijam pintura liquida por conta de uma série de fatores que a tinta líquida traz, hoje os processos de pintura a pó ganham mais força por questões ambientais e, principalmente, por seu custo benefício às empresas.

A pintura a pó tem uma alta recuperação do pó, onde cerca de 96% do pó exaurido é recuperado, podendo recuperar mais ou menos, dependendo do processo e equipamento utilizado. Outros benefícios é que, por ser eletrostática e trazer perdas quase que insignificantes ao processo, a pintura a pó é mais resistente à intempéries, contato manual, corrosão, etc.., e seu descarte é simples pelo fato dela praticamente não dar resíduo.

Principal Objetivo: O processo de pintura a pó tem como principal objetivo a recuperação de tinta.

As cabines de pintura são feitas de material inox ou pvc, manuais ou automáticas, dependendo da velocidade da produção que o cliente necessita no seu processo.

Para cabines automáticas, temos cabines de inox e as cabines em pvc, que têm como diferencial a limpeza mais rápida do corpo e, consequentemente, uma troca mais rápida de cor.

As cabines contam, em seu conjunto, com a central de tinta (opcional, depende do processo); o ciclone, para recuperação do pó e a caixa filtrante, que armazena  o pó não aproveitável para descarte, além, é claro, dos reciprocadores e pistolas  para aplicação do pó.

Entenda o processo básico da pintura a pó assistindo o vídeo abaixo:​

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Transferência de pó: Tudo começa quando o pó é depositado na Central de Tinta e, depois, transferido para os reciprocadores e pistolas de pintura.

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Na cabine de pintura, através das pistolas, ocorre a eletrodeposição: aplicação da tinta a pó. Aproximadamente 50% do pó aplicação fixa na peça, e o restante vai para a superfície da cabine de pintura , para no próximo processo recuperado.

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No ciclone, ocorre o processo de separação centrífuga, onde o pó não aproveitável (pesado) fica nas bordas do ciclone, e o pó aproveitável (fino) fica suspenso e mais tarde é retirado do processo. Os ciclones, com tecnologia da Tama Aeronova, parceira da Deltec e líder no desenvolvimento de sistemas de filtro e ar industriais, contam com o maior nível de recuperação de tinta no mercado, recuperando cerca de 96% do pó exaurido.

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Neste processo, o pó não aproveitável é enviado para caixa de filtros, para que seja feito o descarte correto do mesmo.

CABINE PVC

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