Cabines Líquidas​

A DELTEC fornece cabines de pintura líquida, desenvolvidas de acordo com a necessidade de processo e aplicação. Basicamente, existem três tipos de fluxo de ar: down draft (fluxo vertical descendente com retenção de tinta abaixo do piso), cross draft (fluxo horizontal com retenção de tinta na parede oposta à aplicação) e side-down draft (com fluxo vertical descendente e retenção de tinta nas laterais da cabine).

Fluxo Down Draft: Normalmente utilizada na aplicação de tinta em peças de grande porte, na qual o operador consegue circular ao redor da mesma (Por exemplo: veículos automotivos e agrícolas, caçambas e transbordos agrícolas e peças complexas variadas de grande porte).

Fluxo Cross Draft: Mais utilizadas em peças de dimensões médias, que podem ser giradas durante a aplicação de tinta, ou em produtos que precisem da aplicação da tinta em apenas uma face.

Fluxo Side-down Draft: São utilizadas em aplicações onde não é possível a utilização dos fluxos anteriores.

Sistemas de retenção de tinta

As cabines de pintura líquida DELTEC são projetadas e customizadas de acordo com a necessidade de cada cliente, atendendo as normas ambientais e trabalhistas, como NR10 e NR12, a fim de dar ao trabalhador segurança e um ambiente qualificado e agradável. Utilizamos para as cabines líquidas DELTEC dois sistemas de retenção de tinta: via seca e via úmida.

Via seca é um sistema onde utiliza-se duas barreiras de filtragem, sendo o filtro primário em cartão plissado, para reter a parte mais espessa da tinta, e o secundário em manta sintética com fibra de vidro, para reter os sólidos finos. Tal sistema de retenção é normalmente utilizado onde os volumes de tinta do overspray são menores, e após saturados, devem ser repostos.

Via úmida: Neste sistema, é formada uma cortina de água, onde é feita e retenção primária da tinta. Após a retenção primária, o fluxo de ar com o restante da tinta passa por um lavador de gases na forma de torre, onde acontece a limpeza final do fluxo de ar. Esse sistema de retenção é mais aplicado onde existem grandes produções, nas quais a quantidade de tinta a ser descartada é significativa.

As cabines de pintura líquida, desenvolvidas conforme processo de aplicação do cliente, tem três tipos de fluxo de ar:

Cross Draft:

Fluxo horizontal com retenção de tinta na parede oposta à aplicação; Mais utilizadas em peças de dimensões médias, que podem ser giradas durante a aplicação de tinta, ou em produtos que precisem da aplicação da tinta em apenas uma face.



Down Draft

Fluxo vertical descendente com retenção de tinta abaixo do piso; Normalmente utilizada na aplicação de tinta em peças de grande porte, na qual o operador consegue circular ao redor da mesma (Por exemplo: veículos automotivos e agrícolas, caçambas e transbordos agrícolas e peças complexas variadas de grande porte.

Side-Down Draft

Fluxo vertical descendente e retenção de tinta nas laterais da cabine. São utilizadas em aplicações onde não é possível a utilização dos fluxos anteriores.







As cabines de pintura líquida podem ser manuais ou automatizadas com robô.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print