Cabines Líquidas​

A DELTEC fornece cabines de pintura líquida, desenvolvidas de acordo com a necessidade de processo e aplicação. Basicamente, existem três tipos de fluxo de ar: down draft (fluxo vertical descendente com retenção de tinta abaixo do piso), cross draft (fluxo horizontal com retenção de tinta na parede oposta à aplicação) e side-down draft (com fluxo vertical descendente e retenção de tinta nas laterais da cabine).

Fluxo Down Draft: Normalmente utilizada na aplicação de tinta em peças de grande porte, na qual o operador consegue circular ao redor da mesma (Por exemplo: veículos automotivos e agrícolas, caçambas e transbordos agrícolas e peças complexas variadas de grande porte).

Fluxo Cross Draft: Mais utilizadas em peças de dimensões médias, que podem ser giradas durante a aplicação de tinta, ou em produtos que precisem da aplicação da tinta em apenas uma face.

Fluxo Side-down Draft: São utilizadas em aplicações onde não é possível a utilização dos fluxos anteriores.

Sistemas de retenção de tinta

As cabines de pintura líquida DELTEC são projetadas e customizadas de acordo com a necessidade de cada cliente, atendendo as normas ambientais e trabalhistas, como NR10 e NR12, a fim de dar ao trabalhador segurança e um ambiente qualificado e agradável. Utilizamos para as cabines líquidas DELTEC dois sistemas de retenção de tinta: via seca e via úmida.

Via seca é um sistema onde utiliza-se duas barreiras de filtragem, sendo o filtro primário em cartão plissado, para reter a parte mais espessa da tinta, e o secundário em manta sintética com fibra de vidro, para reter os sólidos finos. Tal sistema de retenção é normalmente utilizado onde os volumes de tinta do overspray são menores, e após saturados, devem ser repostos.

Via úmida: Neste sistema, é formada uma cortina de água, onde é feita e retenção primária da tinta. Após a retenção primária, o fluxo de ar com o restante da tinta passa por um lavador de gases na forma de torre, onde acontece a limpeza final do fluxo de ar. Esse sistema de retenção é mais aplicado onde existem grandes produções, nas quais a quantidade de tinta a ser descartada é significativa.

As cabines de pintura líquida, desenvolvidas conforme processo de aplicação do cliente, tem três tipos de fluxo de ar:

Cross Draft:

Fluxo horizontal com retenção de tinta na parede oposta à aplicação; Mais utilizadas em peças de dimensões médias, que podem ser giradas durante a aplicação de tinta, ou em produtos que precisem da aplicação da tinta em apenas uma face.



Down Draft

Fluxo vertical descendente com retenção de tinta abaixo do piso; Normalmente utilizada na aplicação de tinta em peças de grande porte, na qual o operador consegue circular ao redor da mesma (Por exemplo: veículos automotivos e agrícolas, caçambas e transbordos agrícolas e peças complexas variadas de grande porte.

Side-Down Draft

Fluxo vertical descendente e retenção de tinta nas laterais da cabine. São utilizadas em aplicações onde não é possível a utilização dos fluxos anteriores.







As cabines de pintura líquida podem ser manuais ou automatizadas com robô.