_Marca-Deltec

(19) 3741-4444

deltec@deltec.com.br

Aumento produtivo com a evolução da troca rápida de cor

Vivendo numa crescente tecnológica e em um mundo de informações sendo atualizadas a cada segundo através da internet, é notável que indústrias, comércios, empreendedores e as pessoas, de um modo geral, tiveram que evoluir ao longo dos anos e se adaptar a cenários cada vez mais inovadores para se manter em ascensão no mercado.

No cenário industrial e no mercado da pintura, um dos grandes exemplos que observamos e que é de extrema importância é a evolução da troca rápida de cor. Quando começamos a trabalhar com a pintura, em 1986, nossas cabines contavam com uma caixa de filtro, que fazia com que o set-up durasse em média de 2hs a 3hs. Embora a caixa de filtro tivesse eficiência de 100% na recuperação do pó, pense em quantas horas eram perdidas e quantas paradas produtivas eram necessárias a cada vez que a troca de cor era feita. Outros impactos além do fator tempo (pois além da caixa, a cabine também precisava ser limpa), era que, em muitas das vezes, as empresas precisavam investir em mais caixas de filtro para tentar minimizar as paradas e entregar a produção no prazo determinado.

Diante de um novo mercado em ascensão, evoluímos para o ciclone através de parceria da Deltec com a Tama Aernova, empresa italiana líder no desenvolvimento de sistemas de filtros e ar industriais. O ciclone é um separador que equipa a cabine de pintura, com capacidade de recuperação do pó exaurido através da força centrífuga – à qual as partículas dispersas estão sujeitas -, de aproximadamente 96% do pó. Com a nova tecnologia, juntamente com a caixa recuperadora, a limpeza se torna mais rápida, demorando cerca de 20 minutos.

Depois do ciclone, demos sequência à inovação e trouxemos para o Brasil a primeira central de tinta a pó nacional. Tal equipamento, ao qual demos o nome Easy Change, foi desenvolvida para alcançar uma limpeza ainda mais rápida. Além de ser compacta, a nova tecnologia de injetores gera maior saída de pó, menor consumo de ar comprimido e menos manutenção, gerando mais tempo produtivo.

 

Pois bem, muitas mudanças aconteceram, mas não para por aí. A Deltec colocou à disposição do mercado também a cabine PVC. Com todos esses avanços, ainda faltava implantar uma tecnologia que facilitasse a limpeza do corpo da cabine de pintura. A cabine confeccionada em PVC conta com uma faixa média de 10 minutos para a troca de cor, uma vez que seu material não permite que a tinta grude no interior de seu corpo, flexibilizando ainda mais o processo de limpeza.

Veja abaixo um exemplo que demonstra a porcentagem que se perde em termos produtivos com as paradas para troca de cor:

Agora, imagine uma silhueta útil de 1,5m.

Para a silhueta acima, a área total perdida seria de 505m² (337m x 1,5m). Se a cabine tem pintura dos dois lados, a perda total, multiplicando por 2, seria de 1011m² de área pintada!

À medida que vamos entendendo tal evolução e buscando meios de implantá-la, temos a oportunidade de trazer melhorias para dentro das organizações. Dos clientes e prestadores de serviço que precisam trocar de cor 1 vez ao dia para os que trocam mais de 15 vezes, nosso objetivo é entregar um resultado tecnológico que atenda a necessidade e a demanda de empresas que querem se tornar mais competitiva no mercado, gerando maior conhecimento, menos tempo de limpeza, menor custo do m² pintado e assim, maior produtividade.